O trabalho do Gestor de QHSE está começando a mudar lentamente. É claro que o núcleo do trabalho ainda é o mesmo, garantindo que a Qualidade e a Segurança estejam no mais alto nível possível. No entanto, com as novas tecnologias chegando cada vez mais, o gestor de QHSE precisa se tornar uma espécie de analista de dados para encontrar as principais causas “reais”. Isso muda o papel do gestor de QHSE de forma bastante significativa.
O passado
Como o gestor de QHSE, é o pau para toda obra quando se trata de tudo relacionado à Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Sim, tem pessoas ajudando-lhe, como profissionais de QHSE ou talvez até especialistas por área de especialização. Ainda assim, no final, você é quem está gerenciando tudo.
Para desempenhar esse papel adequadamente, precisa ser bom com as pessoas. Para fazer isso, precisa ter grandes habilidades de comunicação para certificar-se de comunicar seus resultados de maneira adequada à alta admnistração. Além disso, precisa ter algum conhecimento sério de como as normas e legislações funcionam para fazer o trabalho. Claro que isso não abrange tudo, mas na maioria das vezes essas habilidades são muito importantes para um bom gerente de QHSE.
A situação
Com todas as novas tecnologias, como plataformas de ERP de QHSE e muitos, os Gestores de QHSE podem realmente entender por que certos problemas ocorreram. Os dados podem vir de várias fontes possíveis: processos internos, máquinas, fornecedores, clientes. Existem literalmente centenas, senão milhares, de possíveis fontes de dados que podem ser aproveitadas pelos Gestores de QHSE. Alguns são necessários apenas para manter a conformidade, enquanto outros são uma entrada principal para a melhoria do processo. Analisar os dados e agir sobre os resultados beneficiará significativamente a empresa.
O papel futuro
Este novo mundo cheio de dados exige novas habilidades dos gestores de QHSE. Felizmente, alguns gerentes de QHSE têm alguma formação em Lean Six Sigma e, portanto, têm afiliação com dados e como interpretá-los. Embora esse nível básico seja um bom começo, essas novas tecnologias estão trazendo uma dimensão completamente diferente para a análise de dados devido à grande quantidade deles.
O profissional de QHSE do futuro não precisa se tornar um analista de dados completo, mas deve entender como os dados podem ajudar. O gestor de QHSE tem uma vantagem, nomeadamente a sua experiência. Fica mais importante pensar sobre que tipo de causalidade você está investigando e mostrar se ela existe. Essa expertise do gestor de QHSE do futuro é fundamental para encontrar as melhores relações a serem analisadas. É o conhecimento prático aliado à capacidade de analisar os dados que levará aos melhores resultados. Para a parte de análise, pode usar todos os tipos de soluções, mas é a capacidade de aplicar os dados que é o aspecto mais importante.